Navalshore 2024

Santos Brasil - Investimento em automatização dos Centros Logísticos

A Santos Brasil implantou um sistema único de controle de armazenagem e de relacionamento com os clientes que utilizam os Centros Industriais Aduaneiros (Clia), instalados no Guarujá e na Alemoa (Santos), administrados pela companhia. Os Clia têm importância estratégica para a Santos Brasil, que opera o maior terminal de movimentação de contêineres da América do Sul. Pelo Tecon Santos, segundo dados da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), circulam 53% de todo o volume de carga movimentada no porto de Santos. Os Clia têm como função essencial a liberação de mercadorias em vias de exportação e a internalização de mercadorias importadas.
O novo software, desenvolvido e implementado pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Santos Brasil nos Clia, é composto pelos módulos de planejamento das quadras de armazenagem e registro eletrônico para entrega das cargas de importação, agendamento on-line dos veículos para recebimento das cargas e informatização de dados sobre localização, liberação e movimentação que os importadores, transportadores e despachantes poderão acompanhar na página da empresa na web. Para chegar a este modelo de plataforma de informatização integrada, a equipe de TI da companhia fez um benchmark interno. O sistema seguiu os moldes do controle já implantado no Tecon Santos para controle de acesso. A empresa investiu cerca de R$ 1,2 milhão somente no desenvolvimento do software e mais R$ 2,7 milhões na construção de novos gates nos terminais de Santos e Guarujá.
Segundo Ricardo Molitzas, diretor de operações logísticas, uma das principais vantagens que o novo sistema agrega é o agendamento eletrônico para entrada dos caminhões e o reconhecimento biométrico do condutor do veículo. “Além do agendamento prévio na Internet e a emissão de um certificado digital que precisa ser validado quando o caminhão acessa o Clia, cada caminhoneiro que entra e sai nas nossas instalações é identificado por biometria”, explica Molitzas. Outro ponto importante, na avaliação do executivo, é que os gates tem interfaces com a liberação eletrônica das mercadorias, com o sistema de armazenamento das quadras e agendamento dos veículos, o que traz maior agilidade na recepção dos veículos e maior segurança na entregas da cargas.
Com o sistema informatizado integrado dos Clia, somado à construção de novos gates de entrada, a Santos Brasil terá um controle de pátio mais eficiente. Por conta dessa modernização, os Clia também estarão preparados para funcionar 24 horas para entrega de carga.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira