são paulo - Desde ontem (11) e até o dia 28 de abril, realiza-se no Porto de Santos, a 3ª Campanha contra a Hepatite C. O evento é promovido pelo Órgão Gestor de Mão de Obra Avulsa do Porto de Santos (OGMO-Santos).
O objetivo da Campanha é conscientizar mais de 2 mil trabalhadores portuários avulsos (TPAs) sobre prevenção e testes rápidos para a detecção dessa doença.
A hepatite C é uma inflamação no fígado causada por vírus, sendo considerada a mais grave entre os demais tipos da doença. A enfermidade pode se tornar crônica, e em alguns casos leva ao desenvolvimento de cirrose hepática, câncer do fígado e até mesmo à morte.
Teste
A transmissão é através de sangue contaminado por meio do compartilhamento de agulhas, seringas, lâminas de barbear e alicates de unha. , silenciosa, que não apresenta sintomas, cuja forma de contágio não é apenas através relação sexual.
Testes que produzem resultados em até 3 minutos serão aplicados de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 h, no P3 do OGMO, na Avenida Mario Covas s/n, em frente ao Terminal 37 da Libra.
Durante esse período, os trabalhadores recebem informações gerais sobre a hepatite C e meios de prevenção. Após o resultado, caso seja constada a doença, o trabalhador é encaminhamento para consulta com infectologista. O exame também é estendido as companheiras (esposas e namoradas) dos TPAs
A coordenadora do serviço médico do OGMO, Dora Elisa Rodrigues Tolosa, destaca que "A hepatite C tem tratamento, e quanto antes a descoberta, maiores são as chances de negativar o vírus".
Fonte: DCI/Zulmira Felicio
PUBLICIDADE