A administração do Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, informou que o terminal catarinense fechou 2025 com 17,5 milhões de toneladas movimentadas, 3% a mais que no ano anterior. Segundo a autoridade portuária, foi o maior volume movimentado em 70 anos de operações no porto.
Além disso, no acumulado nos quatro anos mais recentes, o aumento na movimentação foi de 39%, passando de 12,6 milhões de toneladas de 2022 para as 17,5 milhões de toneladas. Segundo autoridade portuária, esses números consolidaram a posição de São Francisco do Sul como principal porto de Santa Catarina em volume movimentado.
PUBLICIDADE
Do total registrado em 2025, as exportações responderam por 55%, somando 9,6 milhões de toneladas, dos quais 6,2 milhões de soja e 2,9 milhões de milho. Já as importações e cargas de entrada totalizaram 7,9 milhões de toneladas, representando 45% do total movimentado.
Nesse volume, estão incluídos os produtos siderúrgicos transportados em viagens de cabotagem por uma empresa privada que arrenda espaço do porto público e aço importado, que, juntos, atingiram 4,3 milhões de toneladas. De fertilizantes, o volume movimentado atingiu 3,1 milhões de toneladas.


















