O Porto de São Francisco do Sul (SC) registrou, nos sete primeiros meses de 2025, crescimento de 7% na movimentação de cargas, em comparação ao mesmo período do ano passado, com 10,5 milhões de toneladas. As exportações somaram 5,8 milhões de toneladas, 55% do total. Os destaques foram a soja, com 4 milhões de toneladas, e o milho, com 1,3 milhão. As importações totalizaram 4,7 milhões de toneladas. Os principais produtos foram materiais siderúrgicos, com 2,8 milhões de toneladas, e fertilizantes, com 1,6 milhão de toneladas.
Em julho, o porto movimentou 1,7 milhão de toneladas, 46% a mais que no mesmo mês de 2024, quando atingiu 1,1 milhão de toneladas. Os embarques de grãos (soja e milho) somaram 974 mil toneladas, enquanto os desembarques de produtos siderúrgicos e fertilizantes alcançaram, respectivamente, 634 mil e 190 mil toneladas.
PUBLICIDADE
O presidente do porto, Cleverton Vieira, creditou à característica multipropósito de São Francisco do Sul o volume de cargas movimentado. “Nosso foco é garantir infraestrutura de excelência, por meio de investimentos em manutenção e melhorias. Isso tem permitido que todos os segmentos atendidos pelo porto registrem crescimento constante na movimentação”, disse Vieira.