A Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) anunciou que, até o fim de outubro, entrará em funcionamento em Caraguatatuba (SP) o Centro de Triagem Serramar, destinado a organizar a chegada de caminhões ao porto. Ele poderá receber até 150 veículos ao mesmo tempo, e todos os veículos com acesso autorizado ao terminal terão que ter sua entrada marcada com antecedência e passar por triagem no pátio. A CDSS informou ainda que uma área do porto será arrendada em 2026, para ampliar para 4,3 milhões de toneladas por ano sua capacidade de movimentação.
A nova estrutura terá estacionamento e pontos de apoio, como banheiros, refeitório e área de descanso para caminhoneiros. Segundo a CDSS, o objetivo é reduzir congestionamentos e o tempo de espera nas vias urbanas, além de aumentar a previsão de circulação de caminhões.
PUBLICIDADE
Além disso, ao reduzir o tempo de espera dos caminhões, há previsão de redução do consumo de combustível e da emissão de gases de efeito estufa. O novo pátio ainda oferecerá, segundo a autoridade portuária, mais segurança aos caminhoneiros, que terão local seguro para estacionar os veículos e infraestrutura de apoio.