Navalshore 2024

Seara vai assumir as operações de contêineres no Porto de Itajaí

Anúncio foi feito pelo ministro dos Portos e Aeroportos em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense

A Seara Alimentos vai comandar as operações de cargas conteinerizadas no Porto de Itajaí, informação confirmada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A expectativa é que sejam movimentados 44 mil TEUs por mês, já a partir do segundo semestre deste ano. A empresa Mada Araújo Asset Management, que venceu o edital de arrendamento transitório do terminal no ano passado, confirmou ao Ministério a transferência das operações.

As negociações entre as empresas iniciaram há cerca de dois meses. Foi solicitado parecer à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) sobre o prazo para as operações iniciarem efetivamente. O contrato também será enviado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) ainda neste mês de maio.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


A expectativa é de que a Seara Alimentos, subsidiária da multinacional brasileira JBS e que já atua em Itajaí através do terminal privado Braskarne, comece a operar já no segundo semestre deste ano. A empresa atuará na área arrendada (berços 01 e 02) do Porto de Itajaí e deve movimentar por mês 44 mil TEUs.

“A ampliação do trabalho da Seara em Itajaí, passando a operar em berços públicos, será benéfica para todos. A empresa possui renome internacional e pertence a uma multinacional de origem brasileira, presente em mais de 20 países, sendo a maior movimentadora de cargas da indústria de alimentos do mundo. Temos certeza que impulsionará ainda mais o crescimento das atividades no Porto de Itajaí, trazendo riquezas para o município e recolocando nosso porto em lugar de destaque”, afirma o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

A retomada permitirá que o Porto de Itajaí volte às operações com cargas de contêineres. Em seu histórico de movimentações, no último quadriênio (2020 a 2023), foram movimentados na área arrendada R$ 1.392.000,00 (TEUs) e, em cargas, 15,9 milhões de toneladas. Entre 2019 e 2023, um total de 1.390 navios atracaram nos berços 1 e 2 do terminal.



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira