A APM Terminals Suape deu início a uma nova fase em seu projeto com a contratação das empresas Consag, HTB e Piatec para a construção do primeiro terminal de contêineres 100% elétrico da América Latina. As operações estão previstas para o segundo semestre de 2026.
A empresa Consag será responsável pela construção do pátio de contêineres, aproveitando sua experiência em projetos sustentáveis. O consórcio HTB/Piatec cuidará do cais e dos edifícios administrativos, incluindo o Armazém (CFS), a Oficina de Manutenção e a reforma do prédio administrativo. Em novembro, o projeto avançou com a cravação da primeira estaca no cais, marcando oficialmente o início das obras.
PUBLICIDADE
O consórcio HTB/Piatec também irá projetar e construir o novo cais para atracação, instalar trilhos para guindastes STS, defensas marítimas, pavimentação de alta resistência, provisão de energia em terra e realizar a dragagem do berço de atracação. De acordo com, Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém, a seleção das empresas contratadas foi feita após rigorosa avaliação técnica e comercial.