O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) assegurou, nesta quarta-feira (22), que o estado do Paraná será atendido pelo “Programa de Investimentos em Logística: Rodovias e Ferrovias”, que prevê concessões a empresas privadas para obras em infraestrutura de transportes. Ele disse que houve uma má interpretação do programa e por isso algumas pessoas acreditaram que o Estado não seria beneficiado.
Sérgio Souza disse que o Paraná será atendido duplamente em relação às ferrovias. Segundo o senador, são duas as ferrovias que serão feitas ou refeitas, numa bitola maior ou otimizadas, para assim baratear o custo da produção e diminuir o custo Brasil. Sendo que uma delas, disse, destinada ao transporte de produtos manufaturados, interligará os grandes centros comerciais que se encontram no litoral.
- Uma ferrovia que vai margeando a BR-101, dando a otimização necessária para nós podermos levar a produção do Paraná ao Nordeste num custo mais barato – disse.
Sérgio Souza também afirmou que, atualmente, só existe uma operadora no Paraná que faz o transporte ferroviário e que por isso não há a competitividade necessária para o barateamento do pedágio e, consequentemente, das cargas. Ele ressaltou, entretanto, que, por meio de seu programa logístico, o governo brasileiro está oferecendo uma solução para mudar esse quadro.
Fonte: Agência Senado
PUBLICIDADE