Navalshore 2024

Senador Quintanilha (PMDB-TO) saúda acordo para construção de porto fluvial no Tocantins

O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) saudou a assinatura de protocolo de intenções, no primeiro semestre deste ano, entre o governo do Tocantins, a prefeitura municipal de Praia Norte e a empresa Autologística Eurolatina, para a construção do Porto Fluvial de Praia Norte.
A iniciativa, disse Quintanilha, deverá contribuir para integrar modais de transporte visando à redução de custos e ao aumento da competitividade dos produtos da Zona Franca de Manaus.
Assim que forem concluídas as eclusas do Rio Tucuruí, que vão permitir a navegação pelo Rio Tocantins até Praia Norte, será possível iniciar a execução da obra de construção do porto, segundo informou o parlamentar.
O porto, como ressaltou o senador, vem ao encontro dos esforços do governo federal para melhorar e ampliar a infraestrutura portuária do país. Por isso, ele disse ver como imprescindível o apoio da União para "tirar o projeto do papel".
Como lembrou Quintanilha, a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) prevê investimentos em infraesturura portuária que alcançam R$ 5,1 bilhões para o período 2011-2014, abrangendo 48 empreendimentos em 21 portos brasileiros.
Diante de expectativas de crescimento econômico para o próximo ano, na faixa de 7%, o país necessita de investimentos em infraestrutura para superar a situação precária do setor, sob risco de comprometer a continuidade desse processo, afirmou o senador.
No caso dos portos, ele observou que o aumento significativo das exportações brasileiras e, principalmente, das importações, vem causando sérias dificuldades operacionais em razão da limitada capacidade física instalada.
O senador destacou ainda os esforços do governo de seu estado para tornar realidade esse projeto, ao buscar parcerias junto à iniciativa privada e ao conceder incentivos para atração de investimentos. Ele cumprimentou ainda a prefeitura de Praia Norte por entender a importância do porto para a cidade e o estado.
Quintanilha também parabenizou os executivos da Eurolatina pela autoria do projeto e disse reconhecer "a enorme contribuição que a iniciativa privada pode dar para o desenvolvimento de uma região pobre, mas de grande potencial econômico".
O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) ressaltou, em aparte, a necessidade de estudos para a implantação de portos no país e lamentou a escassez de recursos para isso. Ele informou ter apresentado emenda ao Orçamento para 2011, no total de R$ 237 milhões, aprovada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) inicie estudos para ampliar o uso da navegação no país.

Fonte: senado.gov.br/Saulo



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira