Ecobrasil

Senador Valdir Raupp quer recursos chineses na Ferrovia Transcontinental

O senador informou que, como relator da medida provisória que estabeleceu o Plano Ferroviário Nacional

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o Brasil deve aproveitar o interesse chinês em investir no Brasil, especialmente na Ferrovia Transcontinental, que vai do Rio de Janeiro e Bahia até Rondônia. De acordo com o parlamentar, o interesse chinês no projeto "é facilmente compreensível", uma vez a ferrovia levará a soja do Mato Grosso e outras cargas até o porto graneleiro de Porto Velho, que pode seguir posteriormente até o Oceano Pacífico, com a prolongação da linha até o Peru.

- A ferrovia trará uma redução significativa de custos operacionais na exportação dos produtos que compõem a maior parte da balança comercial - afirmou.

O senador informou que, como relator da medida provisória que estabeleceu o Plano Ferroviário Nacional, incluiu duas linhas, uma na Bahia e outra que liga Rondônia à divisa do Peru.

- Não há país desenvolvido que não disponha de um amplo e eficiente sistema ferroviário em seu transporte de cargas. Este modal nunca foi explorado no Brasil como deveria - afirmou o senador.

Valdir Raupp afirmou que o Banco Central anunciou um recorde em investimentos diretos na economia brasileira, com a entrada de US$ 23 bilhões no primeiro quadrimestre, o triplo do verificado no mesmo período do ano passado. Afirmou que os chineses vêm o Brasil "como a menina dos olhos para seus ambiciosos planos de investimentos", o que deve ser aproveitado pelo país.

Fonte:Rondônia Dinâmica

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira