Setembro é o mês da retomada para Itajaí

Reforma do segundo berço deveria ter sido concluída em seis meses, mas demorou um ano e meio
Depois dos prejuízos com as enchentes de 2008, sobram boas expectativas para o Porto de Itajaí. Em setembro, será inaugurado oficialmente o segundo berço de atracação e serão concluídas as obras do terceiro. Com as melhorias estruturais, o complexo portuário espera dobrar a movimentação de carga nos próximos anos.
Osuperintendente Antônio Ayres dos Santos acredita que, se continuar nesse ritmo, a meta será fechar 2010 com a movimentação de 900 mil TEUs (unidade usada para contêineres que equivale a 20 pés).
– Depois do término das obras, esse número vai crescer bastante.
O segundo berço do Porto de Itajaí ficou bastante danificado com as enchentes de 2008. Foi necessário reconstruir os 272 metros de cais do segundo berço. As obras deveriam ter sido concluídas em seis meses, mas demoraram um ano e meio.
– O berço está praticamente concluído. Estamos apenas terminando o pavimento sobre o cais – relata José Ricardo Ruschel, engenheiro e assessor especial do ministro Pedro Brito, da secretaria Especial dos Portos, que ontem esteve em Itajaí para conferir o andamento do projeto.
O Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi), empresa arrendatária do porto, fará no mês de setembro a instalação dos trilhos e do sistema elétrico para a implantação dos portêineres (guindastes sobre trilhos que percorrem o costado do navio).
– O segundo berço já pode ser utilizado para a armazenagem de contêineres, mas a atracação do primeiro navio só está prevista para o mês de outubro – antecipa o superintendente Ayres dos Santos.
As obras do terceiro berço estão dentro do cronograma. Previsto para ficar pronto em setembro, deve ser entregue oficialmente em outubro.
Com os três berços em operação, o Porto de Itajaí vai contar com mais de mil metros de cais. O espaço permitirá a atracação de até quatro embarcações ao mesmo tempo. O governo federal empenhou R$ 300 milhões nas obras dos berços, de acordo com o superintendente Ayres dos Santos.
Recuperação à vista
- O Complexo Portuário de Itajaí espera fechar 2010 com movimentação de 900 mil TEUs (unidade usada para contêineres que equivale a 20 pés)
- Com os berços de atracação e a dragagem concluídos, o Complexo Portuário prevê para os próximos anos a movimentação de 2 milhões de TEUs.
- O governo federal investiu R$ 300 milhões nas obras de recuperação.
- Para o final do ano, está previsto o início das obras de dragagem do canal de acesso ao porto, que será ampliado de 11 para 14 metros. Isso permitirá a entrada de navios com até 12 mil toneladas a mais do que a capacidade atual.

Fonte: Diário Catarinense/PATRÍCIA AUTH | Itajaí

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira