Navalshore 2024

Simulação - Rio Grande realiza treinamento de vazamento de óleo

O porto do Rio Grande realizou com sucesso o 2º Simulado do Plano de Emergência Individual (PEI), no Porto Novo. O simulado de acidentes ambientais incluiu um vazamento químico em terra e outro de óleo na água. A Ecosorb, que é a empresa contratada pela Superintendência do Porto do Rio Grande para atender às emergências relacionadas a vazamento de óleo, comandou o treinamento.

Durante o simulado foram avaliados todos os procedimentos de comunicação entre as diversas equipes do porto e as táticas de atendimento à emergência com vazamentos de produtos no meio ambiente. Para o treinamento foram realizados dois tipos de acidentes, um vazamento de ácido oleum e outro com bunker.

Inicialmente, foi feita uma inspeção e o isolamento da área. Depois, a equipe de emergência efetuou a identificação do produto químico causador do acidente, assim como a descontaminação do local e dos agentes envolvidos e a destinação correta do produto. O segundo treinamento contou com esferas e barras de isopor para simular o óleo na superfície da água sem causar danos ao meio ambiente. Os mesmos procedimentos iniciais foram tomados  e os órgãos ambientais foram comunicados. A equipe de emergência lançou na água barreiras de contenção e barreiras de absorção. Entretanto, o simulado foi suspenso por motivos de segurança devido à necessidade de deslocamento dos rebocadores que estavam no local. No caso de uma situação real, a embarcação envolvida, mesmo que de forma indireta, precisaria permanecer no local para evitar a dispersão do óleo.

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira