O Sindicato dos Estivadores do Amazonas, o mais antigo de Manaus, guarda conquistas e desafios em 97 anos de existência
Em meio a conquistas e escândalos, o sindicato dos Estivadores – o mais antigo de Manaus e o segundo mais antigo do pais - comemora 97 anos em 2011, realiza um grande evento para celebrar a data.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Estivadores do Amazonas (Setemeam), Claudovaldo Farias Barreto, a programação do evento é voltada para comemorar as conquistas da categoria neste ano. “Este ano tivemos um problema com o Porto Chibatão, pelo não pagamento de taxa. Ficamos de greve por menos de 24h porque conseguimos entrar em acordo com o porto. Essa é uma das muitas vitórias do nosso sindicato, por isso vamos comemorar”, conta Claudovaldo Farias.
Mas nem só de vitórias vive o Setemeam. O maior problema, segundo o presidente, são as quebras de acordo por parte dos portos. “É complicado quando uma das partes não cumpre o acordo”, explica.
Com 300 portuários, trabalhando em portos privados e públicos, o Sindicato fundado em 29 de março de 1914, vive um momento de transformações. Responsáveis pelo embarque e desembarque de grande parte das cargas que chegam à cidade, o trabalho ainda é considerado perigoso, insalubre e estressante, mesmo com a modernização e automatização das atividades.
Comemoração
Aproveitando a passagem do Dia do Estivador, o Setemeam realiza neste sábado (22), no Clube Cirman, no bairro São Jorge, uma grande feijoada para celebrar a data e os 97 anos de sindicato. O evento vai contar com a presença dos artistas locais como Berg Guerra e Abílio Farias.
Fonte:Portal A Crítica (Manaus)/ANNE GABRIELLY
PUBLICIDADE