Sinop sediará, no próximo dia 9, às 15h30, no Parque Florestal, o fórum de discussões sobre a logística do Médio e Norte de Mato Grosso. Empresários, produtores rurais, pecuaristas que transportem cargas para vários Estados e países vão apontar as principais dificuldades e as soluções mais apropriadas para escoamento da safra agrícola, madeireira e carnes. A estimativa é que cerca de 1.500 pessoas, de 45 cidade da região médio e norte, participem das discussões.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Mineração e Turismo, Nevaldir Graf, a intenção encontrar novas alternativas de transporte de cargas e viabilizar a logística da região com implantação novas rodovias, ferrovias, portos e hidrovia nos rios Teles Pires e Tapajós (de acesso ao porto em Santarém -PA). Ticha disse, ao Só Notícias, que mais alternativas para escoamento da produção proporcionarão para a região Norte maior desenvolvimento econômico e também agregará valores aos produtos, pois haverá uma redução do custos com transporte.
O presidente da Aprosoja e do Movimento Pró Logística do Estado, Glauber Silveira, ministrará a palestra sobre o cenário atual e o futuro da região médio e norte. Também sobre as ações previstas pelo Ministério dos Transportes e as previsões do Plano Nacional de Logística do Transporte, com o secretário de Política Nacional de Transporte do Ministério de Transportes, Marcelo Perrupato. O consultor da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, Luiz Fayet, falará sobre o corredor norte.
Sobre hidrovia no Teles Pires - Tapajós, o palestrante será Flávio Acatauassu, do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte). O coordenador de estudos e inventário da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Matheus Machado, falará sobre inventário hidrelétrico das bacias dos rios Tapajós e Teles Pires. O diretor geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, irá expor as ações do órgão sobre as rodovias, ferrovias e portos de interesse do Mato Grosso e a hidrovia Teles Pires Tapajós.
Uma das rotas vitais para o Nortão e Médio Norte é a pavimentação da BR-163, da divisa de Mato Grosso até Santarém, onde está o porto. Estão em andamento obras em vários trechos, incluindo construção de pontes e a previsão do DNIT é que, até 2011 os mil kilômetros estejam pavimentados. A projeção é que esta rota poderá trazer economia de até 20% no preço do frete, se comparado com as rotas atuais (portos Paranaguá e Santos).
Fonte: Só Notícias/Bianca C. Zancanaro
PUBLICIDADE