Navalshore 2024

Suape estuda parceria com Copergás e Qair para projeto de produção de hidrogênio verde

As empresas pretendem elaborar memorando de entendimento tripartite, na intenção de analisar a viabilidade da iniciativa, utilizando a rede de distribuição da companhia de gás

O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do , Carlos André Cavalcanti

O Porto de Suape, a Companhia de Gás de Pernambuco (Copergás)e a Qair Brasil estudam parceria das empresas em projeto-piloto para produção de hidrogênio verde em Pernambuco. O produto seria destinado, por meio da rede de distribuição da Copergás, aos clientes industriais da companhia na região de Ipojuca, um dos oito municípios localizados no entorno do complexo portuário.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Em reunião entre o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Porto de Suape, Carlos André Cavalcanti, o diretor técnico-comercial da Companhia de Gás de Pernambuco (Copergás), Fabrício Bomtempo, e o diretor de Operações da Qair Brasil, Gustavo Silva, ficou definida a elaboração de um memorando de entendimento entre as três empresas com o intuito de analisar a viabilidade do projeto. “Entendemos que o hidrogênio verde é uma alternativa energética que se viabilizará nos próximos anos e nós, dentro do compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, temos todo o interesse em fomentar a produção de gás de origem renovável e demonstrar as potencialidades de Pernambuco, visando a atração de novos investimentos”, pontuou Fabrício Bomtempo.

"A construção e a formalização dessa parceria tripartite é fundamental para o desenvolvimento da cadeia de produção do hidrogênio verde no Complexo Industrial Portuário de Suape”, afirmou Carlos Cavalcanti. “Com isso, pretendemos aprofundar os estudos de viabilidade econômica de mercado futuro, visando estruturar a escala de produção, o armazenamento e a distribuição progressiva por meio de rede de dutos da Copergás no complexo, e tendo como ponto de partida uma unidade de produção em pequena escala", completou.

A Qair Brasil é subsidiária do grupo multinacional francês Qair International, que atua em 17 países com projetos na área de desenvolvimento sustentável e transição energética.

Em Pernambuco, a Qair já está com um grande projeto em desenvolvimento no Porto de Suape, onde o investimento do grupo pode chegar a R$ 20 bilhões. A capacidade prevista é de 2.240 MW, com produção de 488 mil toneladas/ano. O projeto será instalado em duas áreas, com aproximadamente 110 hectares. “A configuração final de cada projeto será definida a partir de resultados e conclusões dos estudos de viabilidade em curso”, afirma material de informação da Qair Brasil, que vê o país com potencial para tornar-se no futuro “um dos principais players mundiais” na produção de hidrogênio verde.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira