Após auditoria externa executada pela empresa ACT CERT, a estatal manteve, pelo terceiro ano consecutivo, a ISO 14.001:2015, a ISO 9.001:2015 e a NBR 16.001:2012
O Complexo Industrial Portuário de Suape manteve, pelo terceiro ano consecutivo, as certificações ISO 14.001:2015, ISO 9.001:2015 e NBR 16.001:2012, após auditoria realizada pela empresa ACT CERT. “A manutenção das certificações consolida o nosso compromisso com a entrega de serviços e de produtos de qualidade, contribuindo para o fortalecimento da economia com a atração de novos investimentos, e para o desenvolvimento socioambiental da região, por meio de promoção de diversos programas”, afirma o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.
PUBLICIDADE
A ISO 14.001:2015 é decorrente dos excelentes resultados que a empresa vem alcançando no Viveiro Florestal de Suape, localizado às margens da rodovia PE-60 numa área de 1,75 hectare. “O viveiro é um grande ativo da empresa, nos ajudando a viabilizar o Programa de Restauração Florestal”, destaca o diretor de Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti.
O Programa de Restauração Florestal teve início em 2011 e beneficiou mais de mil hectares de áreas degradadas que estão em processo de recuperação na Zona de Preservação Ecológica (ZEPC), que ocupa 59% dos 17,3 mil hectares do território estratégico de Suape, que se espalha entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.
No dia 1º de março deste ano, a Diretoria de Sustentabilidade deu início ao plantio de mais 70 hectares de Mata Atlântica no Engenho Setúbal, localizado no Cabo de Santo Agostinho. Na ação ambiental, estão sendo utilizadas 120 mil mudas nativas da mata atlântica cultivadas no viveiro, onde são produzidas cerca de 80 espécies distintas do bioma, a exemplo de jatobás, visgueiros, pau-pombo e murici.
Já a certificação NBR 16.001:2012 foi ratificada em razão da continuidade dos trabalhos sociais desenvolvidos pela empresa entre os moradores das comunidades existentes no território estratégico de Suape, a exemplo do Tô na Feira, Quintais Ecoprodutivos, Estação Compartilhar, entre outros. “Esses projetos vêm contribuindo para a capacitação dos moradores da região, criando oportunidade de negócios e de geração de renda”, comenta o diretor de Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti.
A ISO 9.001:2015, a terceira certificação ratificada pela equipe de auditores, contempla a corporação pela qualidade na gestão da movimentação portuária e das empresas privadas que atuam no atracadouro. A estatal agora se prepara para identificar novas certificações em potencial.