Acontece esta manhã, no auditório do Centro Administrativo de Suape, o lançamento do programa Suape Sustentável. O fórum terá o objetivo de reunir poder público estadual, municípios, entidades da sociedade civil organizada e iniciativa privada para propor e executar ações sustentáveis conjuntas no complexo portuário.
A solenidade conta com a presença do governador Eduardo Campos que, na ocasião, vai assinar o aditivo do convênio entre o BNDES e o governo de Pernambuco, no valor de aproximadamente R$ 11 milhões, destinado ao controle urbano ambiental do Território Estratégico de Suape. Os recursos serão administrados pela Agência Condepe Fidem, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
O investimento vai viabilizar ações de ordenamento territorial, controle urbano, capacitação e treinamento junto às prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Escada e Moreno. Esta manhã serão assinados convênios entre as cinco prefeituras e a Seplag e a autorização para contratação do Projeto Executivo para recuperação da linha férrea e de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além da criação de um terminal de ônibus em Suape.
O VLT vai ligar Cajueiro Seco ao Cabo de Santo Agostinho, integrando-se ao metrô, com um ramal até a estação Massangana, que fica dentro da área do complexo. O terminal de ônibus também será integrado ao metrô e ao VLT.
Ainda esta manhã, o governador vai assinar a autorização para contratação de Projeto Executivo para construção de Unidade Integrada de Segurança (UIS) em Suape, que hoje utiliza a unidade de Ipojuca e a partir da construção passará a ter policiamento exclusivo. Na ocasião, o governo vai encaminhar à Assembleia Legislativa Estadual um Projeto de Lei que autoriza contratar financiamento de R$ 83 milhões com a Caixa Econômica Federal para atendimento habitacional através do Pró-moradia. Hoje, cerca de 6,2 mil famílias vivem em Suape, e aproximadamente 3,6 mil delas já moram em áreas consideradas adensamentos urbanos. Estas terão suas moradias regularizadas e o local onde vivem urbanizado, segundo as diretrizes do novo plano diretor do complexo. As outras 2,6 mil serão realocadas e indenizadas, e suas novas moradias serão construídas através do programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal.
O governador também vai autorizar o plantio de 90 hectares de área de compensação ambiental recém adquirida por Suape, e assinar a adesão do complexo ao Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.
Fonte: Diário de Pernambuco (PE)
PUBLICIDADE