Ecobrasil

Suspenso processo de licenciamento ambiental do Porto das Lajes

A suspensão imediata do processo de licenciamento ambiental do Porto das Lajes, projetado para ser construído no Encontro das Águas, foi determinada 4ª feira (06) em liminar emitida pelo juiz federal da 7ª Vara Federal no Amazonas, Dimis da Costa Braga. A empresa Lajes Logística tenta, desde 2008, o licenciamento para a construção do porto a 2,4 quilômetros do fenômeno.

A decisão prevê que, enquanto o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não se pronunciar a respeito do tombamento do Encontro das Águas, o licenciamento ambiental deve continuar suspenso. O despacho foi em resposta à ação do Ministério Público Federal que solicita o reconhecimento cultural, arqueológico, paleontológico, estético e paisagístico da área do Encontro das Águas, como patrimônio cultural brasileiro.

O licenciamento ambiental está suspenso desde junho no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A reportagem procurou a diretoria da Lajes Logística, responsável pelo construção do porto, mas não obteve resposta. De acordo com a assessoria do Iphan em Brasília, não houve quórum para a reunião do Conselho do órgão, que deveria ter ocorrido em setembro para avaliar o tombamento do fenômeno do encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Nova reunião foi marcada para meados de novembro deste ano.

(Fonte:Jornal Cruzeiro do Sul/AE)

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira