A TCP, responsável pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR), recebeu homologação para operar com um calado ampliado de 12,1 metros para 12,6 metros em maré zero, conforme a portaria 306/2024/APPA. A mudança, aprovada pela Marinha do Brasil, praticagem e pela Portos do Paraná, aumenta a capacidade dos navios de transportar carga, estimando-se que cada 10 centímetros adicionais de calado possibilitem 80 TEUs a mais por embarcação.
Segundo a gerente comercial de armadores da TCP, Carolina Merkle Brown, essa ampliação marca um avanço estratégico, permitindo operações com navios maiores, otimizando a exportação e importação, e fortalecendo o Porto de Paranaguá como um hub portuário de relevância global. A TCP também deve reduzir o tempo de espera das embarcações e aumentar a fluidez das operações.
PUBLICIDADE
O gerente institucional e jurídico da TCP, Rafael Stein Santos, destacou que o novo calado elimina a necessidade de maré positiva para navios com até 12,6 metros, ampliando a flexibilidade operacional e promovendo benefícios diretos ao comércio exterior. Ele também enfatizou os impactos econômicos, como maior geração de empregos, renda e arrecadação para os municípios da região.
A ampliação foi possível graças às obras de derrocagem submarina realizadas na região do canal de acesso ao porto, com a remoção de cerca de 20 mil metros cúbicos de rochas. O material foi doado a municípios litorâneos do Paraná para uso em obras públicas, como pavimentação. A conclusão desse projeto, segundo Santos, reforça o comprometimento das autoridades marítimas e portuárias com o crescimento econômico e logístico da região.