MSC

TCP e Climatempo renovam parceria para monitoramento de condições climáticas na Baía de Paranaguá

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, renovou sua parceria com o serviço de meteorologia Climatempo para obter dados precisos sobre as condições climáticas nas regiões da Baía de Paranaguá e de Ortigueira, localidades onde estão instalados os terminais da companhia.

A parceria estabelecida desde fevereiro de 2021 permite ao terminal ter acesso ao Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC), que disponibiliza dados meteorológicos em períodos de curto, médio e longo prazo. O gerente de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente da TCP, Kayo Zaiats, explica que “para garantir a segurança dos colaboradores, assim como a integridade dos equipamentos do terminal e dos bens de nossos clientes, é necessário a realização deste monitoramento, pois ventos fortes, chuvas intensas e quedas de raios podem interromper as operações portuárias”.

Como parâmetro, o terminal adota protocolos específicos para avaliar as condições climáticas seguras para as operações portuárias. Por exemplo, quando há a previsão de ventos fortes, entre 35 e 54 quilômetros por hora, a equipe de operações da TCP fica em estado de atenção. Caso a meteorologia informe ventos acima de 54 quilômetros, a operação fica em estado de alerta.

PUBLICIDADE


“A medição desses e de outros parâmetros climáticos é executada por meio de diversas ferramentas, incluindo dados de estações meteorológicas e radares, imagens de satélite, modelagem, e também conta com a expertise de nossa equipe de meteorologistas, que estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, sempre à disposição da TCP”, destaca Jéssica Mendes, meteorologista e executiva de contas da Climatempo.

Além de fornecer boletins diários com as previsões para os próximos cinco dias e emitir históricos detalhado de dados para referências futuras, o sistema de monitoramento também envia informações e alertas de forma automatizada via SMS, whatsapp, e-mail e notificações por push para as equipes do terminal.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira