A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu a certificação ISO 50001 na categoria Sistema de Gestão de Energia, tornando-se o primeiro terminal portuário do Brasil a alcançar o selo. Segundo a empresa, a concessão foi em reconhecimento ao aprimoramento do desempenho energético, com redução de consumo, desperdícios e emissões.
A empresa informou que, de janeiro a agosto de 2025, reduziu em cerca de 3 milhões de kWh (quilowatt/hora) o consumo de energia elétrica e de aproximadamente 100.000 litros de diesel em relação ao total consumido no mesmo período do ano passado, com aumento na movimentação de cargas. A TCP creditou a certificação aos investimentos estruturais que fez, entre os quais a eletrificação de guindastes RTG, a substituição de empilhadeiras movidas a GLP por modelos elétricos e a compra de dois ônibus elétricos para transporte interno, além da redução do consumo de energia em áreas administrativas.
PUBLICIDADE
A operadora do terminal informou que recebeu anteriormente o certificado I-REC (International Renewable Energy Certificate), que reconheceu que 100% da energia elétrica que consome é proveniente de fontes renováveis. “A eficiência energética é valor estratégico e essencial para consolidar o Terminal de Contêineres de Paranaguá como referência em inovação e responsabilidade ambiental”, disse Kayo Zaiats, superintendente de meio ambiente da TCP.

















