MSC

TCP registra 30% de aumento no número de mulheres em seu quadro de colaboradores em 2023

Terminal conta com mais de 30 mulheres em cargos de liderança; no setor de operações, elas já são mais que o dobro do registrado há 10 anos

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, ampliou em 126% o número de mulheres que atuam no setor de operações nos últimos 10 anos. Em cargos de liderança, hoje são 33 mulheres, número seis vezes maior do que o registrado em 2013.

O aumento da presença feminina na TCP não é por acaso. A empresa estabeleceu como uma de suas diretrizes aumentar a ocupação de mulheres em todas as áreas, principalmente no setor de operações. “Existe um alinhamento com os gestores para priorizar a triagem de currículos de mulheres para vagas que exigem mais atenção, organização e cuidado, como para operadores de RTG e CT, por exemplo”, diz Washington Renan Bohnn, gerente de RH e qualidade da TCP.

PUBLICIDADE

MCI


Segundo Bohnn, além de mais oportunidades de emprego no terminal, o crescimento no número de profissionais em cargos operacionais é reflexo das mulheres se sentirem mais seguras e confiantes para buscar vagas e desenvolvimento nesta área.

Atualmente, o terminal conta com 62 CTs e mais sete devem chegar ainda em 2024. Já os RTGs somam 40, sendo que 11 destes foram adquiridos no último ano. Dos 102 equipamentos, 19 são operados por mulheres, número ainda pequeno.

São 13 operadoras de CT e seis operadoras de RTG. Destas, nove profissionais já trabalhavam na TCP e alcançaram os novos postos por meio de progressão e treinamento dentro da empresa, e 10 foram contratadas por meio de processo seletivo direto para estes cargos.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira