O serviço tem início no mês de agosto com uma escala a cada três semanas no Porto de Imbituba
A Santos Brasil fechou contrato com o armador panamenho CTM – Corporación de Transportes Marinos, representado pela agência marítima Poseidon Container Shipping no Brasil, e passa a receber a nova linha de navegação no seu terminal de contêineres de Imbituba (SC) a partir de agosto. Com esta conexão o Porto de Imbituba, que já opera um serviço semanal de cabotagem, volta a ter uma linha internacional depois de quatro anos.
PUBLICIDADE
O serviço iniciará com o navio "X-press Moy", tendo escalas a cada três semanas em Imbituba e, quando atingir a sua capacidade máxima, a CTM tem planos de inserir o "MV Theodor" como segundo navio da rota. No primeiro semestre de 2023, estes dois navios realizaram três viagens ao Brasil. Têm como principais destinos os portos de Cartagena, na Colômbia, Rio Haina, na República Dominicana, e Mariel, em Cuba, os quais atuam também com hub-ports para a América Central e Caribe. Nos últimos embarques, transportaram, principalmente, alimentos como arroz, açúcar, óleo de soja, milho, congelados
e materiais de higiene pessoal e de limpeza.
O Porto de Imbituba está sob a gestão do estado de Santa Catarina, por meio da SCPar. A última linha de longo curso operou entre os anos de 2017 e 2019. A volta de uma conexão internacional é comemorada pelo governo estadual.