O Tecon Salvador, operado pelo Grupo Wilson, Sons, oferece novo serviço de longo curso para os produtores baianos. A partir de 13 de maio, o terminal passará a ser escalado em uma linha direta para a Costa Leste dos Estados Unidos, serviço conhecido como ANS. A operação será realizada pelo armador NYK Lines, que definirá a periodicidade do serviço de acordo com o volume demandado.
PUBLICIDADE
A Costa Leste da América do Norte foi o principal destino das exportações realizadas pelo porto de Salvador no ano passado, correspondendo a 28% do volume. A região ocupa a terceira posição nas importações. Atualmente a NYK Lines oferta um serviço para o trecho através de cabotagem em parceria com a empresa de navegação Maestra Logística.
Com a dragagem já concluída, o Tecon Salvador aguarda a homologação da ampliação do seu calado para 15 metros para atrair novos serviços que operam com navios de maior capacidade. Representantes do terminal estão em negociação com armadores para incluir Salvador em linhas para o norte da Europa, com foco nas frutas do Vale do São Francisco, e escalas para o Extremo Oriente, principal comprador do algodão e grãos produzidos no oeste da Bahia.