Receba notícias em seu email

Yanmar

Tecon Salvador tem movimentação expressiva de cargas para parques fotovoltaicos

O Tecon Salvador, terminal de contêineres administrado pelo Grupo Wilson Sons na capital baiana, registrou um crescimento de 10,4% nas importações no mês de outubro, em relação ao mesmo período de 2015. A alta foi impulsionada pelas descargas do setor de Energia Fotovoltaica (solar). O segmento representou 17% do volume de importação do terminal e a tendência é que os números continuem em alta até dezembro.

Desde março deste ano, passaram pelo terminal aproximadamente 3600 TEU’s em equipamentos para a montagem de parques de energia solar. Atualmente, o Tecon Salvador é o terminal que mais movimenta esse tipo de carga no Nordeste.


PUBLICIDADE



Outros setores também se destacaram na importação com crescimentos expressivos no terminal. Entre eles, estão Eletrônicos, com aumento de 169% em relação a outubro de 2015; Fertilizantes, 41%; e Polímeros, 15%.

Para o diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço, as perspectivas são boas para os próximos meses. “O que temos hoje de crescimento na economia está atrelado a investimentos públicos na construção de parques de energia renovável. Os leilões e projetos mapeados para acontecer são muitos. Muita coisa está acontecendo no setor e não tem como não ficar otimista.”, destacou Lourenço.

Sobre o Tecon Salvador

Com 16 anos de atuação, o terminal é hoje uma das principais ferramentas de atração e retenção de investimentos para o estado da Bahia. Possui uma área de 118 mil m², com capacidade para movimentar 530 mil TEU por ano. Graças aos investimentos iniciados em 2000, que já totalizam R$ 300 milhões, o terminal tornou-se apto a receber os maiores navios de contêineres do mundo, com um cais preferencial para cabotagem; aproximadamente 700 tomadas para contêineres refrigerados, além de capacidade e know-how para operar cargas de projeto. Além da ISSO 9001, o TCSV recebeu, em março, a certificação internacional ISO 14001, que dá diretrizes para a implementação de um sistema de gestão ambiental.

Sobre o Grupo Wilson Sons

Uma das maiores operadoras de serviços portuários, marítimos e logísticos do Brasil, a Wilson Sons iniciou suas atividades em 1837, em Salvador, Bahia. Nesses mais de 175 anos de existência, a companhia se estabeleceu pela gestão de seus negócios nos segmentos de terminais portuários, rebocagem portuária e oceânica, apoio marítimo a operações offshore, logística, agenciamento marítimo e indústria.

Fonte: Segs






Chibatão

   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira