Está pronto para o início da temporada de cruzeiros 2017/2018 em Santos. No sábado (4), por volta das 8h, atraca, pela primeira vez no País, o navio Sirena, da operadora Oceania Cruises, o primeiro dos 11 transatlânticos que farão escalas no porto até 28 de abril, quando termina a temporada.
Ao todo, serão 87 atracações em 66 dias de operações, que deverão movimentar 470 mil passageiros (embarque, desembarque e trânsito), de acordo com expectativa do Concais, empresa que administra o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini.
PUBLICIDADE
Em trânsito e procedente de Miami (EUA), de onde partiu em 8 de outubro com 1.048 passageiros, o Sirena é o mais novo integrante da frota da operadora. Ele já navegou pelo Nordeste, domingo (29) esteve no Rio de Janeiro para operações de desembarque e embarque, passa agora por Búzios, Ilha Grande e Parati (RJ), e segue, depois de Santos, para Porto Belo (SC) e Rio Grande (RS), rumo ao Uruguai, Argentina, Chile e Peru.
Terminal Marítimo de Passageiros passou por serviços de limpeza e pintura (Foto: Luigi Bongiovanni/AT)
O Sirena é o primeiro navio em trânsito a atracar em Santos, que também receberá outros seis sem operações de desembarque e embarque: Musica (MSC), Seven Seas Mariner e Seven Seas Navigator (Seven Seas Cruises), Celebrity Infinity (Celebrity Cruises), Balmoral (Fred Olsen Cruises Line) e Zaandam (Holland America Line). Este último e o Seven Seas Navigator também estreiam em Santos.
Já no próximo dia 19, a Santos recebe o Preziosa (MSC), o primeiro transatlântico a fazer escalas regulares nesta temporada. Também farão escalas no porto o Magnifica (MSC), Favolosa (Costa) e o Sovereign (Soberano, da Pullmantur).
A temporada de cruzeiros marítimos contará com um acréscimo de 25% no número de cabines, já que a MSC e a Costa trouxeram dois meganavios: o MSC Preziosa, com capacidade para 4.345 passageiros, o maior desta estação, e o Costa Favolosa, 3.800 passageiros.
Ao todo, esta temporada deverá registrar o embarque de 427 mil pessoas em 121 cruzeiros no País, com embarques em Santos, Rio e Salvador. Serão 346 mil leitos disponíveis em sete navios regulares, contra 260 mil da anterior.
Fonte: A Tribuna