A Terex fornecerá 12 pórticos rolantes com pneus de borracha para a Libra Terminais Rio. Os equipamentos deverão ser entregues no segundo semestre. Os guindastes serão despachados já montados desde a fábrica em Xiamen, na China. A distribuidora brasileira da Terex, a Terminal Full Dealer, que viabilizou o pedido, será responsável pelo descarregamento, preparação e entrega no local.
PUBLICIDADE
Com esse investimento, a Libra responde ao aumento da movimentação de cargas no terminal do Rio de Janeiro. Atualmente, são movimentados cerca de 250 mil TEUs por ano, um volume que levou a infraestrutura anterior ao limite.
Os guindastes foram projetados na variante Terex E-RTG, sendo movidos a eletricidade, alimentados diretamente da rede elétrica do terminal. A alimentação de energia para o guindaste ocorre por meio de um cabo que passa acima de um tambor. A vantagem em relação aos guindastes com sistema de acionamento eletrodiesel é que estes não geram emissões de poluentes no terminal e apresentam baixos níveis de ruídos. Os custos com energia são via rede substancialmente menores. Para permitir que os guindastes movam-se livremente pelo terminal para fins de mudanças no local ou para manutenção, a Libra também fez um pedido para três geradores móveis, mas nesse caso há o consumo de diesel.
Os guindastes oferecem capacidade de carga de 40 toneladas, altura de içamento de 21 metros sob o espalhador e conseguem empilhar seis contêineres. Possuem amplitude de 26,5 metros, o que lhes permite cobrir sete fileiras de contêineres e uma pista de rolamento.