Terminal de celulose do Porto de Paranaguá deve iniciar operação neste ano

A construção do novo terminal de celulose no cais do Porto de Paranaguá, que começou em junho de 2021, está avançada e a expectativa é que seja concluída no segundo semestre deste ano. A primeira operação pelo armazém deve acontecer em dezembro. O investimento é de R$ 120 milhões, feito pela Klabin, fabricante de celulose, com unidade industrial em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais.

A área, de 27.530 metros quadrados, foi arrematada pela empresa em leilão realizado pela Portos do Paraná em agosto de 2019. O contrato de concessão foi assinado no início de 2020, encerrando duas décadas sem novos arrendamentos no Porto de Paranaguá. O contrato de exploração da área é de 25 anos, prorrogáveis por mais 45 anos.

O diretor de Planejamento Operacional, Logística e Suprimentos da Klabin, Sandro Ávila, informa que a construção está adiantada no cronograma. Segundo ele, a parte do acesso ferroviário externo já está praticamente concluída, com um novo encoste cruzando a Avenida Portuária. No acesso interno dos vagões, agora a empresa faz o assentamento dos trilhos. “Hoje, estamos com essa obra em torno de 20% à frente no calendário”, garante.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Esse investimento, de acordo com o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, foi atraído principalmente pelo fato de os portos paranaenses serem uma opção logística eficiente. “A Klabin, uma empresa grande, espera que essa eficiência seja refletida em vantagem comercial”, afirma Garcia. “Nossa obrigação é colaborar no desenvolvimento da obra e garantir que as operações sejam feitas da forma mais eficiente possível, sejam elas de recepção da carga via terrestre ou de embarque no navio.” Na fase atual, a obra emprega cerca de 180 trabalhadores.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira