Equipamento com desenvolvimento focado na Copa do Mundo de 2014, o novo terminal de passageiros do Porto do Mucuripe teve sua conclusão adiada para o início do próximo ano, informou a Companhia Docas do Ceará (CDC). Em meados do último mês de abril, quando o equipamento atingiu 56% das obras, a previsão era que tudo ficasse pronto até dezembro próximo.
Previsão era que obras no Porto do Mucuripe fossem concluídas em dezembro deste ano, mas prazo foi revisto para janeiro de 2014 Foto: Kiko Silva
Iniciadas em março do ano passado, as obras do terminal de passageiros acabaram atrasando por conta de uma greve dos operários, que durou 20 dias. Segundo o presidente da CDC, Paulo André Holanda, porém, o andamento está dentro do cronograma para a Copa. "Já estamos com 62% do complexo concluído e até o fim de setembro devemos encerrar as obras físicas do cais de atracação e da retro área. Assim, poderemos concluir tudo em janeiro de 2014", afirma.
Maior volume de cargas
Após os primeiros quatro meses do ano, a CDC divulgou o balanço final da movimentação de cargas no quadrimestre. Segundo a companhia, 1,6 milhão de toneladas (ton) em mercadorias importadas e exportadas foram movimentadas no período, um crescimento de 20% na comparação com o mesmo intervalo de tempo de 2012. Em abril, aliás, houve recorde histórico no fluxo de carga para o mês, que registrou 470 mil ton.
Paulo André informa que todas as categorias - carga geral, granel líquido e granel sólido - tiveram crescimento no quadrimestre. O principal destaque foi a carga geral, que sozinha cresceu 35% nos quatro primeiros meses do ano em relação ao período do ano anterior. Arroz, sal, frutas (melão e banana), geradores de energia eólica, ladrilhos, placas, farinha de trigo e produtos químicos diversos foram os produtos mais movimentados.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE