A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promove, hoje, em Belém, às 9h, Audiência Pública sobre o Terminal Graneleiro da Cargill, onde será apresentado o Relatório de Impacto Ambiental (Rima).
“O Rima será apresentado para que a comunidade e interessados possam expor seus argumentos e ajudar no relatório técnico da Sema”, afirmou Afonso Champi. diretor de Assuntos Corporativos da Cargill.
Após a audiência, a Sema deve fazer um parecer técnico para avaliar os possíveis impactos do empreendimento e as medidas propostas pela empresa, em linguagem acessível ao público.
O terminal, em Santarém, é um porto estratégico para o escoamento da produção de grãos, principalmente soja, que vêm de várias regiões do país, principalmente da Centro-Oeste, e já foi alvo de ações do Ministério Público, que questionava os impactos ambientais do porto.
Mas, segundo Afonso, a desconfiança do MP não condiz com a realidade. “Desde a chegada da Cargill a produção local tem se mantido estável e não houve aumento da degradação. Para se ter uma idéia, menos de 10% da área executável é usada”, garante.
Pelo contrário, ele diz que o porto pode ainda alavancar a produção local. “Nós compramos R$ 40 milhões de soja da região, injetando recursos na economia e no comércio local”, exemplifica. “O estudo mostra que os impactos positivos são maiores e mais douradouros que os negativos, que praticamente só existiram no início do empreendimento”, complementa o gerente de Portos da Cargill, Clythio van Buggenhout.
O gerente diz ainda que a empresa cumpre o código florestal e que incentiva os produtores a fazer o mesmo. “Desde 2006, só compramos soja que esteja na lista verde da ONG TNC. O produto sem conduta é cortado”, enfatiza.
O estudo já foi apresentado em audiência, no dia 14 de julho, no Iate Clube de Santarém, com participação de 2.000 pessoas, entre produtores, ONGs, sociedade civil e governos do Estado e municipal e possui 10 volumes com avaliações técnicas de profissionais como economistas, biólogos, geólogos e engenheiros.
O Relatório de Impacto de Meio Ambiente (Rima) é uma versão resumida do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), mais acessível ao público em geral. O EIA está disponível para consulta desde setembro de 2008. Os interessados podem acessá-lo através da página da empresa na internet – www.cargill.com.br
MPE
A reportagem tentou contato com o Ministério Público do Estado (MPE), mas não conseguiu falar com os promotores que devem participar da reunião. A audiência acontecerá nas dependências da Associação Nipo Brasileira, na travessa 14 de Abril, 1128, em São Brás.
Fonte: Diário do Pará
PUBLICIDADE