Terminal pesqueiro do Porto de Laguna deverá passar ao comando do estado em até 60 dias

A estadualização do Terminal Pesqueiro de Laguna (SC) já é dada como certa, e deve ocorrer em até 60 dias, segundo o administrador do local, Evandro Almeida. Ele diz que em maio já recebeu um comunicado oficial da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), que administra o terminal, informando, na época, que em até 90 dias ocorreria a estadualização. “Como já se passou pouco mais de um mês, contabilizamos agora a data para 60 dias”, pontua.

De acordo com Evandro, os trâmites já estão sendo tratados pela administradora do local e pelo governo do estado de Santa Catarina. “A Codesp já está fazendo o levantamento de todos os ativos e passivos do terminal, bem como de todas as informações necessárias. Por sua vez, o governo está preparando a documentação necessária para a estadualização. Enfim, a negociação está ocorrendo, e deve levar o tempo previsto anteriormente”, comenta.

Em abril, o governo do estado já havia sinalizado o interesse em administrar o terminal pesqueiro. Na época, o prefeito Mauro Candemil recebeu a visita dos diretores da Codesp e da SC-Parcerias. “Esta transição, efetivamente, dará maior eficiência ao terminal pesqueiro e ao crescimento do município e da região”, disse o prefeito durante a visita.

PUBLICIDADE

Incatep


Segundo ele, a estadualização é necessária para que o Estado possa fazer as reformas necessárias, além de transformá-lo em um eixo estruturante do desenvolvimento. A SCPar Porto de Imbituba é uma empresa pública do Estado de Santa Catarina, subsidiária do acionista único SC Participações e Parcerias. Para o atual administrador do terminal, Evandro Almeida, a estadualização deve ser, sim, a melhor decisão para o local. 

“A SC-Par certamente fará um excelente trabalho. As tratativas já estão acontecendo, e eu estou fazendo tudo o que posso para que todas as informações cheguem à Codesp da melhor forma. Eles já estiveram aqui tomando conhecimento de toda a situação, dos ativos e passivos, entre outros. Acredito que em até 60 dias a situação já tenha uma solução concreta, inclusive de que forma será feita toda a administração do terminal”, avalia.

Características do terminal

O terminal possui cais com 300 metros de expansão, com dez cabeços de atracação e três esteiras de recepção de pescados. De janeiro a agosto de 2018, foram descarregados 2,4 mil toneladas de pescados (sardinha, tainha, abrótea, corvina, entre outros). O canal de acesso ao terminal tem, aproximadamente, 2,2 mil metros de extensão, desde a Barra dos Molhes até o terminal. Está localizado no Canal da Lagoa Santo Antônio dos Anjos. Além disso, a fábrica de gelo está pronta para funcionamento. O investimento para a reativação da fábrica foi de aproximadamente R$ 1,7 milhão, provenientes do Ministério dos Transportes. Segundo Evandro Almeida, alguns dias por semana está sendo utilizada para que não fique sucateada até a estadualização. “Abrimos os trabalhos no local em alguns dias, como manutenção da fábrica, para que ela esteja em pleno funcionamento após a negociação se concretizar”, explica.

Fonte: Portal A Hora



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira