O diretor geral em exercício da Antaq participou, ontem, quinta-feira (8), do evento Maritime Summit – concessões, gestão operacional e tecnologia para portos e terminais, no Rio de Janeiro. Tiago Lima proferiu palestra sobre Concessão de Portos Organizados: novas oportunidades de negócios.
Lima defendeu que o setor portuário brasileiro deve ter um maior envolvimento da inciativa privada e, portanto, menor emprego de recursos públicos. “Precisamos de um mercado com alta atratividade para investimentos privados em infraestrutura e serviços portuários”, enfatizou.
O diretor-geral em exercício ressaltou que “a concessão da exploração de instalações portuárias de uso público, nos termos do arcabouço legal vigente, deverá ocorrer mediante licitação à iniciativa privada.” Lima afirmou, ainda, que a concessão será fundamental para atender a demanda crescente não atendida pelos portos organizados existentes.
Tiago Lima informou, ainda, que o setor portuário nacional movimentou 886 milhões de toneladas em 2011. Em 2010, foram 833 milhões de toneladas. Um crescimento de cerca de 6,36%.
Fonte:Antaq
PUBLICIDADE