Receba notícias em seu email

Navalshore

Trabalhadores da Ecovix entram em estado de greve

Reunidos em assembleia geral, realizada no início da manhã desta terça em frente ao Estaleiro Rio Grande 1 (ERG1), trabalhadores da Ecovix-Engevix ligados ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico e de Construção e Reparo Naval do Rio Grande e São José do Norte decidiram entrar em estado de greve por 72 horas. Conforme o presidente do sindicato, Benito Gonçalves, na assembleia foi lido para os participantes a proposta enviada pelo patronal em relação às reivindicações dos funcionários da empresa, a qual não foi aceita. A assembleia rejeitou a proposta patronal e aprovou o estado de greve.

Ainda hoje, 1º, o sindicato iria notificar a empresa sobre a decisão dos trabalhadores e que, se em 72 horas, a firma não chamá-los para negociar e não houver acordo, haverá nova assembleia na segunda-feira. E nesta reunião, eles podem entrar em greve por tempo indeterminado. Benito Gonçalves disse que a pauta de reivindicações dos funcionários da Ecovix tem em torno de 40 itens. Entre os principais, citou mais segurança, "considerando os diversos acidentes que têm ocorrido no canteiro de obras"; ambulância e técnicos de segurança em todos os turnos de trabalho; dispensa de trabalho em dia de chuva devido à existência de lugares altos e com eletricidade, e fim dos desvios de funções.

Outras reivindicações elencadas como principais, são a efetivação das promoções, com registro na carteira profissional, "pois vários trabalhadores mudam de função mas a promoção não ocorre na carteira", e melhor tratamento por parte dos supervisores. O presidente do sindicato observou que o movimento é também em repúdio à vinda de centenas de trabalhadores chineses para exercer a função de soldador e montador no canteiro de obras da empresa.

Ecovix

O diretor geral do Estaleiro Rio Grande pela Ecovix, engenheiro Héder Clemente dos Santos, disse que a vinda, da China, de profissionais técnicos especializados em soldagem de última geração, que totalizarão 55 profissionais nos próximos meses, faz parte de um movimento de troca de experiência e tecnologias existente entre o Brasil e a China. Segundo ele, esses profissionais serão observados por gerências e supervisões técnicas da empresa, com o intuito de conhecer a moderna forma de trabalho deles e melhor operacionalidade dos serviços, entre outros, visando à qualificação da mão de obra local.

Héder dos Santos relatou ainda que a empresa tem negociado com o sindicato e já resolveu algumas questões da pauta de reivindicações, mas tem alguns itens difíceis, de ordem econômica, porque são tratados no dissídio da categoria, que ocorre em maio. No entanto, a Ecovix pretende continuar negociando.

Fonte: Jornal Agora (RS)/Carmem Ziebell






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira