Os trabalhos de derrocagem da Pedra de Itapema, localizada na direção do armazém 12, na margem esquerda do Porto de Santos (Guarujá), continuaram na manhã desta ontem, quinta. O canal de navegação ficou fechado das 8h30 às 11h30 para as detonações.
A extração da rocha faz parte dos trabalhos de aprofundamento do canal de navegação, executados pela Secretaria de Portos (SEP) com verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Após o término da derrocagem e da dragagem, o canal de navegação do Porto de Santos terá 15 metros de profundidade e 220 metros de largura, que possibilitarão tráfego de embarcações em mão dupla e a atracação de navios com maior calado, ampliando a capacidade de movimentação do complexo.
Segundo a SEP, as explosões devem se estender até o próximo dia 26, com interdições diárias do trecho do canal de navegação.
Os serviços de derrogagem serão feitos com a draga Yuan Dong 007, também responsável pela implosão da Pedra de Teffé. A remoção do material fragmentado do fundo do estuário será realizada posteriormente.
Fonte: A Tribuna On-line
PUBLICIDADE