Receba notícias em seu email

MSC

Transporte marítimo ganha reforço com píer flutuante do Terminal Náutico

Salvador - O píer flutuante do Terminal Náutico da Bahia já está funcionando com capacidade total. Com 105 metros de extensão, o equipamento tinha sido retirado para reforma e recuperação, que custaram R$ 3 milhões. Com o retorno do píer, os operadores do transporte marítimo, que chegam a transportar, no verão, cerca de 10 mil passageiros/dia, ficaram aliviados, porque as embarcações que atendem aos usuários das travessias de Mar Grande e Morro de São Paulo, bem como as escunas do passeio turístico às ilhas da Baía de Todos os Santos já podem atracar e desatracar do terminal sem qualquer problema.

Descrição da Foto
Na reforma e recuperação do píer flutuante foram investidos R$ 3 milhões.

O presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), Jacinto Chagas, disse que a recuperação do píer flutuante do Terminal Náutico foi muito importante para os transportadores e para os usuários. “O equipamento oferece capacidade para as operações diárias e atende às necessidades das nossas linhas marítimas. A imprensa, que muito chamou a atenção para a necessidade do píer, teve uma participação decisiva. A Sudesb e a Secretaria de Infraestrutura, através do Derba, reconheceram a importância da realização da reforma do píer e atenderam ao pleito da Astramab”, observou Jacinto.

O equipamento é composto por cinco plataformas flutuantes, totalizando 105 metros. Antes de sua completa instalação, os operadores marítimos estavam contando apenas com um módulo de 45 metros e uma balsa para atracação.

“No verão chegamos a transportar 10 mil passageiros por dia e o equipamento é essencial para o fortalecimento do turismo e do transporte marítimo como um todo. Somos hoje a única alternativa ao sistema ferry boat e a demanda de embarcações cresceu muito no Terminal Náutico. Somente na linha de Mar Grande temos 11 lanchas, que fazem horários normais de 30 em 30 minutos ou a cada 15 minutos, de acordo com a demanda. A linha Salvador-Morro de São Paulo tem nove catamarãs e lanchas rápidas e são 17 escunas que atendem à linha de turismo do “Passeio às Ilhas”. Nossa meta é sempre atender com agilidade e segurança aos nossos usuários, que a cada dia procuram mais pelos serviços”, explicou Jacinto Chagas.

Os serviços realizados no píer flutuante do Terminal Náutico foram reforço das cavernas, montagem das rampas de ligação entre os flutuantes, substituição das chapas, fundo e costado, pintura industrial interna e externa, colocação de postes, corrimão, luminárias, colocação dos equipamentos de segurança obrigatórios e construção de uma nova passarela de acesso piso em madeira estrutura em aço inox.

Fonte:






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira