Receba notícias em seu email

Navalshore

Trecho 3 em Santos é homologado com 13,2 metros de calado

O novo calado operacional de 13,2 metros, no zero DHN (nível normal da maré), para o Trecho 3 do canal de navegação do Porto de Santos foi homologado nesta quarta-feira (11/12). Esse calado – distância da lâmina d´água até a quilha do navio - pode ser ampliado até o limite de 14,2 metros quando a altura de maré estiver igual ou superior a um metro. A dragagem de aprofundamento do Porto de Santos faz parte do conjunto de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Trecho 3, localizado entre a Torre Grande e o Armazém 6, foi submetido aos levantamentos batimétricos – verificação de profundidade - executados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), de acordo com a Lei 12.815/2013. O novo calado foi homologado com a presença de representantes da Autoridade Marítima e da Praticagem.

Os trechos 1 e 2 já estão com calado homologado para 13,2 metros. Os trechos 1, 2 e 3 somam cerca de 20 quilômetros, desde a Barra até proximidades do Armazém 6. O canal tem uma extensão total de aproximadamente 25 quilômetros.

“Com a nova profundidade, ampliada em 2 metros em relação à cota anterior, estima-se um ganho de capacidade de até 1.400 contêineres transportados a mais em uma única embarcação ou até 60 mil toneladas a mais no transporte marítimo de cargas a granel”, destacou o diretor-presidente da Codesp, Renato Barco. A obra de aprofundamento garante um aumento de capacidade de movimentação da ordem de 30% em função do maior aproveitamento da capacidade de transporte dos navios de maior porte.

O Trecho 4, que se estende do Armazém 6 à Alemoa, será o próximo a ser submetido a nova batimetria, que deverá ser protocolada na Autoridade Marítima até o final do ano. O Departamento de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil deverá concluir a análise até o final de janeiro de 2014, para confirmar os ganhos de profundidade naquele trecho do Canal de Navegação e homologar a dragagem.

O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Antônio Henrique Silveira, disse que a meta é finalizar todo o processo em dois meses. “Nosso compromisso é ter todo o canal homologado até o final de janeiro e, na medida do possível, priorizar algumas áreas dentro do Trecho 4”, antecipou.

As obras de dragagem de aprofundamento para 15 metros de acesso a berços foram intensificadas em 2013. Foi concluído o aprofundamento para acesso a 1.110 metros do cais da Brasil Terminal Portuário (BTP) e, até o final deste ano, será finalizada a dragagem da chamada área G, em frente à BTP, nas proximidades da margem esquerda, utilizada para manobras de evolução de navios no local.

Fonte:SEP






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira