Receba notícias em seu email

Navalshore

Três mil novos estivadores são cadastrados para trabalhar no Porto de Santos, SP

Ao menos três mil novos estivadores fizeram cadastro no sindicato que representa a categoria para trabalhar nos terminais do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A entidade quer que os novos trabalhadores portuários também passem a ser escalados no Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) do cais.

Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores (Sindestiva), Rodnei Oliveira da Silva, as vagas começaram a ser preenchidas em setembro de 2017. Ao todo, a entidade possui aproximadamente sete mil trabalhadores na ativa, que prestam serviço nas instalações nas duas margens do complexo portuário.


PUBLICIDADE



"Nossa iniciativa pode não diminuir o desemprego no país, mas apresenta uma possibilidade e uma expectativa de vida a milhares de pessoas dessas famílias", declarou o sindicalista. A última vez que o sindicato abriu vagas à categoria foi em 1991, quando sete mil oportunidades foram disponibilizadas.

Dos novos, 408 já trabalharam por meio de um acordo direto com um terminal privado no cais, localizado em Cubatão. O objetivo do Sindestiva é convencer as entidades patronais para que eles sejam cadastrados também no Ogmo e, assim, possam participar do sistema de escalação de avulsos no porto.

Silva explica que a campanha salarial da categoria, que é negociada com o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), também pede o cadastro dos novos estivadores. "Eles já fazem parte do quadro. Eles serão convocados para as assembleias e demais atividades da luta".

O G1 apurou, entretanto, que o Sopesp não faz parte dessa negociação. O Ogmo informou que desconhece a solicitação para inclusão de três mil novos estivadores no cadastro do órgão, que atualmente possui 2.305 trabalhadores registrados e outros 886 para eventual necessidade extra.

"Considerando as requisições dos últimos 12 meses, seriam necessários 1.073 estivadores registrados e 322 cadastrados no sistema para atender as 22 requisições mensais, portanto, não cabe a esta instituição a abertura de vagas para o cadastro", informou o Ogmo, por meio de nota.

Fonte: G1






Chibatão

   ICN    Zmax Group    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira