Ecobrasil

Unidade da Cesa é transferida para a SUPRG

Durante happy hour comemorativo aos 95 anos do Porto Novo do Rio Grande, realizado no final da tarde de ontem, na área do cais público, o chefe da Casa civil, Bercílio Luíz Silva, representando a governadora Yeda Crusius, e o superintendente do porto rio-grandino, Jayme Ramis, assinaram um ato de governo "determinando que a SUPRG providencie as imediatas ações necessárias para o cumprimento de algumas obras, convênios e ações". Entre estas, constaram a transferência da unidade da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) rio-grandina para a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) e o projeto de lei que passará a administração do porto de Pelotas, atualmente com a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), para a SUPRG.

Conforme Bercílio Silva e Jayme Ramis, a transferência do patrimônio da Cesa em Rio Grande para o Porto do Rio Grande já está consolidada. Foi realizada esta semana e anunciada ontem. A Cesa será indenizada com valor que deverá variar entre R$ 20 e R$ 30 milhões, provenientes de recursos da SUPRG.

Uma empresa especializada foi contratada para fazer a avaliação dos bens da unidade e deverá informar o valor final até amanhã ou segunda-feira. Silva explica que por tratar-se de uma transação entre dois órgãos estaduais não há necessidade de licitação. "A unidade da Cesa tem tido muitos prejuízos. Não está servindo à sua função de exportadora de arroz. Tem só três funcionários. Passará a ser um terminal de importação e exportação especializado para vários produtos, com a obrigação de exportar arroz e trigo", afirmou.

Jayme Ramis explicou que a unidade da Cesa está instalada dentro do Porto Novo e é o único ente estranho no porto. "Estamos adquirindo todo o patrimônio local da Companhia e pretendemos dar um 'upgrade' a ela, que está deficitária", observou. Os silos da unidade serão usados para o armazenamento de cereais para exportação. Conforme Jayme Ramis, a aquisição da unidade é estratégica para o porto público, que terá este terminal operando como regulador de mercado, considerando que as outras áreas do porto rio-grandino são privadas. A intenção da SUPRG é investir na unidade e garantir o escoamento da safra gaúcha.

Porto de Pelotas

Bercílio Silva informou que, na última sexta-feira, foi protocolado na Assembleia Legislativa(AL) um projeto de lei visando à criação do quadro de pessoal da SUPRG, o qual também prevê que o Porto do Rio Grande assuma a administração do porto pelotense e seu quadro de pessoal. De acordo com Jayme Ramis, se o projeto de lei for aprovado, o porto pelotense passará a ser uma plataforma logística do porto rio-grandino.

Amigos do Porto

O happy hour também foi espaço para homenagens, por meio de entrega da "Comenda Amigos do Porto". Esta comenda, entregue por Jayme Ramis a 10 pessoas, significa, conforme dito pela governadora em mensagem de vídeo exibida no evento, reconhecimento a pessoas que contribuíram para o crescimento do porto rio-grandino. Receberam a homenagem Bercílio Silva, o prefeito Fábio Branco, o deputado Adilson Troca, o capitão dos portos Sérgio Correia de Vasconcelos, a delegada federal Janaína Braido Agostini, o presidente da Câmara de Comércio - Paulo Somensi, o delegado aposentado da Receita Federal José Carlos Barbosa, o administrador mais antigo do porto rio-grandino - Ivo Braga, o colaborador do porto mais antigo em atividade - Antônio Gilberto Gonçalves Furtado e o colaborador do porto aposentado mais antigo - João Hélio Martins Lois.

Fonte: Jornal Agora (RS)/Carmem Ziebell



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira