MSC

Vale inova ao usar bateria para reduzir consumo e custo de energia elétrica em terminal de minério

Sistema, instalado em parceria com MicroPower Comerc, é um passo importante na estratégia da empresa de substituição de combustíveis fósseis

A Vale está instalando no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), no Rio de Janeiro, um dos maiores sistemas de armazenamento de energia em bateria para suprimento de demanda elétrica do país. O sistema BESS (Battery Energy Storage Systems, na sigla em inglês), que está sendo desenvolvido em parceria com a Siemens e a MicroPower Comerc (MPC), irá reduzir em cerca de 20% o custo com energia do porto ao substituir o fornecimento da rede elétrica da concessionária nos horários de pico de demanda, quando a tarifa é mais cara. O equipamento tem capacidade de armazenamento de 10 megawhatts-hora, o suficiente para atender a 45 mil residências por uma hora.

A aplicação desse tipo de tecnologia é um passo importante na estratégia de descarbonização da Vale. O uso de baterias é uma das tecnologias que deverá ser aplicada para substituição de diesel por energia elétrica renovável em equipamentos de transporte, como locomotivas e caminhões fora de estrada, incluída no programa Power Shift, que está sendo implementado pela empresa. Um dos projetos é a construção de uma locomotiva 100% elétrica, que entrará em teste-piloto na Unidade de Tubarão, no Espírito Santo, ainda neste semestre. A locomotiva também será movida a bateria.

PUBLICIDADE

MCI


Recentemente, a empresa anunciou investimento de ao menos US$ 2 bilhões para reduzir em 33% suas emissões absolutas diretas e indiretas até 2030, com base nas premissas do Acordo de Paris, além da intenção de tornar-se carbono neutra em 2050.

"À medida que a Vale continua a descarbonizar suas operações, o uso de baterias se tornará uma parte cada vez mais importante na eletrificação da nossa frota de equipamentos", explica o diretor de Energia da Vale, Ricardo Mendes. "Este projeto nos permite testar em campo uma nova tecnologia para acelerar a transformação de energia da Vale, que visa alcançar sua autossuficiência aumentando a geração de energia elétrica principalmente através das fontes solar e eólica em complementação a nossa geração hidrelétrica", completa.
O TIG receberá um dos maiores sistemas de armazenamento de energia em bateria para suprimento de demanda elétrica do país

Composto por baterias de íon-lítio fabricadas pela Tesla, o equipamento será carregado sempre que a demanda por energia do TIG estiver baixa, para, assim, poder substituir a rede da concessionária nos momentos em que essa demanda for mais alta. Este tipo de aplicação é conhecida como Peak Shaving e que, no caso do porto, poderá gerar a redução de aproxidamente 20% no custo final de energia consumida. Com a redução de custo, o BESS irá remunerar a Micropower e trará economia para a Vale, além de liberar capacidade para a rede elétrica local. A MPC será a responsável ainda pela operação do equipamento.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira