SALVADOR - A Polícia Civil baiana informou que um vazamento químico, registrado por volta das 22h desta última sexta-feira (4), provocou grande vapor na área da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), região portuária de Salvador, no bairro do Comércio. O acidente forçou o esvaziamento do complexo.
Segundo um funcionário do Porto de Salvador, que preferiu não se identificar e que estava trabalhando no momento do acidente, a sirene de emergência foi acionada e funcionários tiveram que sair do complexo. Não há informação sobre vítimas, tampouco sobre a causa do acidente.
De acordo com a assessoria de imprensa do terminal de contêineres, cerca de 50 pessoas estavam trabalhando no local no momento do acidente.
Os funcionários detectaram o vazamento, isolaram a carga e uma equipe de segurança fechou a área afetada. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local para conter o vapor.
A assessoria de imprensa da Codeba informou que a carga — grande quantidade de ácido tricloroisocianúrico, usado para fabricação de produtos de limpeza — estava disposta em um contêiner abandonado desde 2010. Após ser comprada em leilão feito pela Receita Federal, a carga começou a ser retirada na quarta-feira passada. O contêiner onde o vazamento acontece não havia sido manipulado, explicou a assessoria.
Quando o ácido entra em contato com o oxigênio, um vapor de coloração branca e odor de água sanitária pode ser confundido com fumaça. Se for inalado diretamente, pode causar irritação e dificuldade respiratória. O produto não é inflamável, mas pode causar fogo em contato com combustíveis. A Codeba informa que, por conta do vento, o gás foi direcionado para o mar da Baía de Todos os Santos. Não há dano ambiental, segundo a assessoria de imprensa.
Fonte: Agência O Globo . portal@d24am.com
PUBLICIDADE