Receba notícias em seu email

Navalshore

VLI inaugura novo Centro de Controle Operacional no Terminal Portuário São Luís (TPSL)

A VLI, companhia de soluções logísticas, acaba de inaugurar seu novo Centro de Controle Operacional (CCO) no Terminal Portuário São Luís (TPSL), na capital maranhense. A nova estrutura tem importância estratégica para o escoamento da produção do Matopiba, além dos estados do Pará, Goiás e Mato Grosso, por meio do Corredor Norte.

A VLI está automatizando processos, incluindo o controle de estoque nos silos e armazéns. Além disso, foram introduzidos sistemas de automação na descarga e no embarque, juntamente com circuito fechado de TV, para aumentar significativamente os níveis de segurança operacional e permitir o manuseio de volumes ainda maiores com eficiência.


PUBLICIDADE



“Nossos investimentos têm como foco a geração de valor ao negócio dos nossos clientes, o que, neste caso, é obtido por meio do incremento da eficiência nos embarques. Os portos do Arco Norte, acessados por meio da Ferrovia Norte-Sul, são o caminho natural para o escoamento da produção da região, por isso têm crescido cada vez mais em importância para a pauta de exportações brasileiras”, diz o gerente-geral de Terminais e Portos do Sistema Norte da companhia, Douglas Marques.

No TPSL, são realizadas as operações de descarga ferrovia de soja e milho, ferro gusa e manganês, como também é realizado o embarque de navios com esses mesmos produtos.

O CCO é uma sala equipada com câmeras de monitoramento que supervisiona todas as operações portuárias, incluindo a movimentação de pessoas e máquinas, além de coordenar frentes de operações e manutenção. Funcionando como um centro de comando centralizado, o CCO controla a inicialização de equipamentos, gerencia fluxos de comunicação com a ferrovia, opera e mantém o porto, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e as agências marítimas.

A VLI opera na região por meio do Corredor Norte, que percorre os estados do Tocantins e do Maranhão pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela companhia, e pela Estrada de Ferro Carajás, onde a VLI opera por direito de passagem para chegar ao sistema portuário de São Luís. O corredor conta, ainda, com três terminais integradores, instalados em Palmeirante e Porto Nacional, no Tocantins, e em Porto Franco, no Maranhão.






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira