A Vports firmou contrato com a Login Logística Integrada, operadora do Terminal de Vila Velha (TVV) para ampliar em 11,3 mil metros quadrados a área destinada à movimentação de contêineres no Porto de Vitória (ES). O espaço, que já está em processo de liberação pela Receita Federal, equivale a 7% da área atualmente utilizada e terá capacidade para armazenar cerca de 800 contêineres. O incremento, aliado à plena operação dos três portêineres do terminal após manutenção, promete maior agilidade no escoamento de cargas.
A iniciativa surge em meio ao desafio global de escassez de contêineres e navios, enquanto o Porto de Vitória registra recordes de movimentação, reforçando sua capacidade de atender ao crescimento dos setores produtivos do Espírito Santo. Recentemente, o porto realizou o primeiro embarque de café pelo sistema breakbulk, movimentando 8.452 toneladas em bags em apenas seis dias, com performance 60% superior ao previsto. Mais oito mil toneladas de café devem ser embarcadas neste formato até o final do ano, reduzindo a demanda por contêineres.
PUBLICIDADE
O diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, destacou a importância do trabalho conjunto com setores produtivos e instituições logísticas para superar desafios e fortalecer o setor portuário. O diretor do TVV, Gustavo Paixão, ressaltou que, embora transitório, o contrato representa um avanço na modernização e no aumento da atratividade do terminal.
Fabrício Tristão, diretor-presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), destacou o papel do diálogo e das parcerias na obtenção de resultados e na construção de perspectivas futuras. Outros projetos para aumentar a produtividade do escoamento de contêineres estão em andamento, e ainda este ano será firmado um termo de cooperação entre a Vports e o CCCV para oficializar esforços conjuntos.