MSC

VTMIS do Porto de Vitória mostra balanço positivo no semestre

O sistema de controle e fiscalização da navegação do Porto de Vitória apresenta o balanço do primeiro semestre sem registrar nenhum acidente na sua zona de cobertura, composta pela área de fundeio, canal de navegação, bacia de giro e terminais portuários.

No período de janeiro a junho deste ano, o sistema registrou aumento de 12,5% no total de embarcações atracadas no porto: foram 1.168 navios, contra 976 no mesmo período do ano passado.

Serviços aliados

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Os dados consolidados pela Coordenação de VTS Vitória registraram quatro incidentes no último trimestre (abril, maio e junho) e sete no semestre. Foram chamadas de pedidos de socorro e assistência, ocasião em que o Centro de Controle Operacional aciona os serviços aliados.

“A salvaguarda da vida humana é prioridade no mar. O VTMIS é fundamental para atendimento às embarcações, a vigilância do mar territorial na área de responsabilidade e sinalização náutica”, explica o coordenador Agostinho Sobral.

Segurança

Desde o início da operação do sistema, em setembro de 2017, não ocorreu nenhum acidente de navegação na área de cobertura do VTMIS do Porto de Vitória. O resultado é atribuído à ostensiva fiscalização 24h e utilização de equipamentos de última geração, como radares, câmeras, inclusive de infravermelho e em 3D, dentre outros.

A implantação do sistema vem contribuindo, ao longo desses anos, para a redução no número de descumprimento de normas e procedimentos.



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira