O sistema de controle e fiscalização da navegação do Porto de Vitória apresenta o balanço do primeiro semestre sem registrar nenhum acidente na sua zona de cobertura, composta pela área de fundeio, canal de navegação, bacia de giro e terminais portuários.
No período de janeiro a junho deste ano, o sistema registrou aumento de 12,5% no total de embarcações atracadas no porto: foram 1.168 navios, contra 976 no mesmo período do ano passado.
PUBLICIDADE
Serviços aliados
Os dados consolidados pela Coordenação de VTS Vitória registraram quatro incidentes no último trimestre (abril, maio e junho) e sete no semestre. Foram chamadas de pedidos de socorro e assistência, ocasião em que o Centro de Controle Operacional aciona os serviços aliados.
“A salvaguarda da vida humana é prioridade no mar. O VTMIS é fundamental para atendimento às embarcações, a vigilância do mar territorial na área de responsabilidade e sinalização náutica”, explica o coordenador Agostinho Sobral.
Segurança
Desde o início da operação do sistema, em setembro de 2017, não ocorreu nenhum acidente de navegação na área de cobertura do VTMIS do Porto de Vitória. O resultado é atribuído à ostensiva fiscalização 24h e utilização de equipamentos de última geração, como radares, câmeras, inclusive de infravermelho e em 3D, dentre outros.
A implantação do sistema vem contribuindo, ao longo desses anos, para a redução no número de descumprimento de normas e procedimentos.