Wilson, Sons - Cabotagem cresce em terminais da empresa

Nos cinco primeiros meses de 2013, o volume de movimentação aumentou 22,9% no Tecon Rio Grande e 20,3% no Tecon Salvador. Os esforços para o desenvolvimento da cabotagem nos terminais de contêineres operados pelo Grupo Wilson, Sons se refletiram nos resultados operacionais dos cinco primeiros meses deste ano (5M13). De janeiro a maio de 2013, o volume de movimentação de contêineres cheios por cabotagem cresceu 22,9% no Tecon Rio Grande e 20,3% no Tecon Salvador, se comparado com o mesmo período de 2012.

Em ambos os Tecons, o arroz foi a principal carga movimentada pelo modal. No terminal de Rio Grande, o grão correspondeu por 78,8% de toda operação: foram 11.223 TEUs embarcados até o mês de maio, contra 8.769 TEUs no mesmo acumulado de 2012. Em Salvador, que inaugurou recentemente um cais dedicado aos navios de cabotagem, a movimentação de arroz atingiu três mil TEUs entre janeiro e maio. A carga representa 26% de toda a operação de cabotagem de descarga do terminal, grande parte destinada para abastecer as gôndolas do próprio estado da Bahia.

Além de mais sustentável e com menor risco de avarias e sinistro, a cabotagem pode proporcionar uma economia nos custos logísticos de até 30%. Considerando apenas o frete para transportar um fardo de 30 kg de arroz do Rio Grande do Sul para Salvador, os custos por via rodoviária ficam em torno de R$ 7,50, e por cabotagem caem para R$ 6,40. Uma diferença de quase 15%.

PUBLICIDADE

Incatep


O Tecon Rio Grande tem desenvolvido projetos para integrar a cabotagem a outros modais na cadeia logística, com destaque para a ferrovia. Quase 5% dos produtos da cabotagem utilizaram o modal ferroviário para chegar ao terminal neste ano, enquanto no ano passado foram 3% do total.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira