RIO – A Wilson, Sons embarcou na sexta-feira, na China, novos equipamentos que serão integrados ao terminal de contêineres do porto de Salvador, operado pela empresa. São três ‘portêineres’, equipamentos responsáveis pela movimentação de contêineres em solo com o navio, e seis pontes rolantes sobre rodas utilizadas na movimentação de contêineres em pátios, os RTGs, que devem chegar à capital baiana até o dia 10 de dezembro.
As máquinas foram fabricadas pela Shangai Zhenhua Heavy Industries Company Limited, maior fabricante mundial de equipamentos portuários. Os guindastes fazem parte do investimento de R$ 180 milhões direcionado pela Wilson, Sons para a reforma e ampliação do terminal de contêineres do porto de Salvador, que deve duplicar a capacidade.
O terminal tem capacidade de movimentar 250 mil TEUs (contêiner equivalente a 20 pés), de acordo com dados de 2010. E deverá ser capaz de movimentar 112% a mais, ou 530 mil TEUs por ano, a partir de março de 2012. Ao final das obras, o terminal contará com um cais principal de 377 metros de comprimento e 15 metros de calado e um segundo com 240 metros de comprimento e 12 metros de calado. A área total vai aumentar cerca de 60%.
FonteGuilherme Serodio | Valor Econômico)
PUBLICIDADE