Presidente da Praticagem do Brasil foi reconduzido para novo mandato em uma das vice-presidências da Associação Internacional de Práticos Marítimos.
O presidente da Praticagem do Brasil, prático Ricardo Falcão, foi reconduzido para novo mandato de quatro anos à frente de uma das vice-presidências da Associação Internacional de Práticos Marítimos (Impa, na sigla em inglês). A eleição ocorreu na última terça-feira (14), durante o 25º congresso da entidade, em Cancún, no México.
Simon Pelletier (Canadá) também foi reeleito presidente da Impa. Já o vice-presidente sênior será Alvaro Moreno (Panamá), ex-vice-presidente que substitui Jean-Philippe Casanova (França). Completam as vice-presidências: Adam Roberts (Austrália), Sang-Min Goag (Coréia), André Gaillard (França) e Paul Schoneveld (Reino Unido).
Criada em 1971, a Impa reúne associações de praticagem do mundo inteiro, sendo o Conselho Nacional de Praticagem um dos seus filiados desde 1981. O objetivo da associação é trocar experiências, buscar soluções para problemas comuns e representar os práticos na comunidade marítima mundial, especialmente na Organização Marítima Internacional (IMO), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que regulamenta os procedimentos de segurança da navegação.
Como vice-presidente da Impa há oito anos, Falcão acompanha as discussões no Comitê de Segurança Marítima da IMO, fórum no qual são debatidos temas relevantes para os países e seus possíveis desdobramentos em regulações internacionais.
O congresso da Impa vai até a próxima sexta-feira (17). Na quinta-feira, Ricardo Falcão será mediador de um painel de discussão sobre desenvolvimento profissional. Segurança dos práticos no embarque e desembarque, manobras com navios de grande porte, políticas governamentais e meio ambiente são outros temas em debate na programação.
PUBLICIDADE