Em assembleia realizada na última sexta-feira (5), a Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário (Pianc) escolheu o prático Ricardo Falcão como novo presidente de sua seção no Brasil. Falcão é também conselheiro do Instituto Praticagem do Brasil e vice-presidente da Associação Internacional de Práticos Marítimos (Impa). Para o cargo de secretária-geral executiva da seção brasileira da Pianc, foi indicada Ana Paula Jaeger, que é gerente executiva do Instituto.
Fundada em 1885, a Pianc produz relatórios que orientam o planejamento portuário, cujas diretrizes são usadas nas normas da Marinha do Brasil, responsável pela concessão de homologações e definição de limites operacionais nos portos brasileiros. Desde 2007, o Brasil é representado na entidade pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários. O diretor-geral da Antaq, Frederico Dias, é o primeiro delegado na seção nacional, criada em 2023 com apoio da autarquia.
PUBLICIDADE
A Praticagem do Brasil e o Impa são associados à seção nacional da Pianc e participam dos comitês que elaboram as diretrizes técnicas internacionais. Ricardo Falcão explicou que os representantes brasileiros participam das discussões sobre diversos temas, sugerindo alterações em relatórios já publicados que afetam o mundo inteiro e apresentando questões técnicas particulares do Brasil, como no caso dos grandes comboios para transporte de produtos do agronegócio.
Segundo Falcão, a praticagem tem estreita ligação com o tema, como segmento especializado em águas mais restritas à navegação. Por isso, é consultada sobre avanços operacionais e novas instalações nos portos, além de participar de simulações para avaliar a segurança dos projetos. Este ano, o Instituto firmou parceria com a Antaq para uso de seus simuladores na análise da autorização de terminais privados e expansão de arrendamentos nos portos públicos.
Além disso, a entidade produz conhecimento sobre a área e, em 2022, lançou o livro Planejamento Portuário-Recomendações para Acessos Náuticos, baseado em documentos como os relatórios da Pianc. “Em 2023, ano de criação da seção nacional da Pianc, realizamos o primeiro Seminário Planejamento Portuário, no Rio de Janeiro, que tem contribuído muito para agregar conhecimento técnico ao setor”, explicou o presidente da Praticagem do Brasil e do conselho de administração do Instituto, prático Bruno Fonseca.

















