A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) acaba de divulgar o relatório final do workshop Engenharia de Projeto no País, realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O encontro aconteceu no início do ano e teve a participação de representantes de segmentos demandantes da engenharia de projeto e também executores de serviços.
Os grupos de trabalho formados no workshop concluíram que o cenário da engenharia de projeto no País é permeada pela falta de coordenação da demanda de serviços na área. De acordo com o relatório, ou a demanda do País é inconsistente ou sua divulgação não ocorre em tempo hábil para que se formem as equipes técnicas. A principal causa deste problema seria a ausência de planejamento estratégico do Governo.
A fragilidade da estrutura de capital das empresas nacionais também limita a contratação de grandes projetos. O porte das empresas nacionais, por conta de seus custos internos e a dificuldade de oferecer produtos de qualidade, também reduz a qualidade da competição com as empresas estrangeiras.
Por fim, de acordo com o relatório, a área de engenharia de projetos também sofre com a falta de instrumentos de financiamento para fortalecer as empresas nacionais e sua capacitação. O texto diz que as empresas eventualmente recorrem a diferentes agências de financiamento, que possuem regras próprias e estratégias distintas.
O relatório propõe a realização de um programa de ação para o fortalecimento da engenharia de projeto brasileira por meio de apoio financeiro e atualização de conhecimento, entre outros. Para isso, deveriam ser buscadas soluções focadas nos principais setores demandantes no país (infraestrutura, petróleo, gás, construção naval, Tecnologia da Informação, etc).
Os grupos de trabalho do workshop também acreditam que a cadeia de formação do engenheiro deve ser diagnosticada, permitindo a capacitação dos professores e adequação da grade curricular, entre outros. Promover a fusão de empresas de engenharia consultiva também seria uma das soluções observadas, de modo que as empresas nacionais possam concorrer em mercados competitivos e justos.
Fonte:piniweb
PUBLICIDADE