Acelerar o passo da inovação é uma necessidade urgente, caso contrário o Brasil ficará para trás no contexto internacional. O alerta é da diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio, uma das palestrantes do Fórum Inovação Social, Eficiência e Produtividade Empresarial, realizado ontem pelo Valor na capital gaúcha.
Com patrocínio da Hitachi e apoio do Governo do Rio Grande do Sul, o evento teve a participação de 250 empresários, representantes do setor público e pesquisadores. O debate abrangeu modelos de negócios, agricultura, infraestrutura, educação, tecnologia da informação e fontes alternativas de energia.
"Nenhum outro setor está mais envolvido com a causa da inovação que o industrial", disse a diretora da CNI. Ela mencionou iniciativas como a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), principal espaço de diálogo entre empresas e governo sobre o tema, e a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que disponibilizou R$ 500 milhões para projetos na área.
O consultor americano Benson Garner, um dos maiores especialistas mundiais em modelos de negócios inovadores, abordou a Business Model Generation (BMG), metodologia usada por companhias como 3M, Coca-Cola e IBM para gerar mais valor para os clientes e o negócio. "Decidir entre escolhas existentes não é o suficiente para as empresas, pois os modelos atuais já expiraram", disse.
(Fonte: Valor Economico/Dauro Veras | Para o Valor, de Porto Alegre
PUBLICIDADE