A Caixa Econômica Federal iniciará, na próxima terça (01), a segunda viagem da agência-barco pelo rio Solimões no trecho Manaus-Coari (AM). Em menos de dois meses é a quarta vez que a Agência Chico Mendes, nome oficial da embarcação, fica instalada no município de Careiro da Várzea, onde será iniciada a viagem. O trajeto é programado de forma que cada município receba duas visitas, uma na ida até Coari e outra no retorno à Manaus.
Na primeira viagem no trajeto, foram atendidos 2700 ribeirinhos, com serviços como benefícios sociais, abertura de contas Caixa Fácil, de poupança, corrente de pessoa física e jurídica, além de cartões de crédito e convênios de consignações. A agência Chico Mendes também contribuiu para a bancarização da população ao longo do trajeto com a abertura de cerca de 350 contas.
PUBLICIDADE
A agência é um projeto piloto da Caixa atende no Rio Solimões, no trecho Manaus-Coari. A área atendida abrange os municípios de Iranduba, Manaquiri, Manacapuru, Anamã, Beruri, Anori, Codajás e Coari e tem uma população de 253 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE.
A embarcação, autosuficiente para navegar por 23 dias seguidos, tem recursos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, bem como idosos e gestantes. Conta com separação de lixo para reciclagem e dejetos secos, casco pintado com tinta não poluente, e sua própria estação de tratamento de efluentes de esgoto, que permite lançar, no rio, água 100% tratada. Além disso, utiliza iluminação à base de LED, que economiza cerca de 50% da energia, quando comparada com lâmpadas convencionais, e não contêm mercúrio.
Da redação